Há quem flambe o filet mignon com vinho branco. Outros com conhaque. Mas aqui usamos uma boa cachaça! Por isso o “pirotécnico” no nome: sobe uma labareda que merece aplausos! O sabor então… nem se fala!
Ingredientes:
- 300g de filet mignon
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 2 tomates pequenos
- 200g de champignons frescos
- 1 dose (50ml) de chacaça
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de mostarda amarela
- 2 colheres de sopa de manteiga
- azeite de oliva
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Modo de Preparo:
Corte o filet mignon em tirinhas, tempere com sal, alho e azeite, e reserve. Enquanto a carne descansa para apurar o sabor do tempero, pique os tomates (uso orgânicos e não tiro a casca) e fatie a cebola (meia-lua) e os champignons.
Feito isso, leve uma frigideira grande ao fogo alto (se for antiaderente nem precisa de fio de azeite) e vá grelhando pequenas porções do filet mignon – sim, pequenas porções para a frigideira não perder calor, não juntar água e tornar o processo mais rápido! Deixe grelhar até o fundinho da panela ficar escuro, pois é isso que agrega sabor ao prato! Quando a última porção estiver finalizada, junte toda a carne na frigideira e flambe com a cachaça.
Um observação sobre a flambagem: eu costumo entornar a cachaça na carne e inclino a frigideira em direção à boca do fogão – dá um susto porque tão logo que o fogo encontra o álcool, sobe uma labareda! Se você não se sentir seguro para fazer isso, não o faça! Você pode substituir por um líquido de graduação alcoólica menor e com a ajuda de uma concha de cozinha, “pegar” o fogo, ou seja: ponha o líquido na concha e a aproxime do fogo, para então “despejar” o fogo na frigideira. Deu pra entender? No mais, tutoriais do Youtube costumam ser mais claros que eu neste aspecto! 😉
Reserve a carne flambada. Em uma panela grande, refogue com a manteiga a cebola e o champignon até murcharem – e evite mexer muito para não soltar água. Na sequência, adicione o tomate picado, a carne e misture tudo. Agregue 3/4 de xícara (chá) de água e tampe a panela para que o tomate cozinhe no vapor e se desmanche, mis ou menos 10 minutos (vá observando). Finalmente, adicione o creme de leite, a mostarda, acerte o sal, pimenta e noz moscada, mexa até misturar tudo e desligue o fogo. O strogonoff está pronto!
Sirvo com arroz branco e batata palha extra fina! É sucesso!
Uma variação que costumo fazer nesta receita é substituir o filet mignon por carne moída (coxão mole), na mesma medida.
Serve bem 2 pessoas.